É hoje!

SÃO PAULO) – Quem não se lembra das expectativas que rondavam a Comissão Parlamentar de Inquérito à fim de investigar a máfia das ambulâncias e sanguessugas?

Qualquer um, ou pelo menos a maioria, diria que seria um verdadeiro fracasso, um fiasco. Isso porque o presidente da CPI era petista, a Comissão era formada em meio ao processo eleitoral para Presidente da República e do Congresso. Com deputados e senadores focados em fazer propaganda eleitoral nos seus estados, temia-se um esvaziamento nas reuniões da Comissão.

A CPI vingou; aos trancos e barrancos, mais vingou. O deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-SP) conduziu as investigações com isenção e imparcialidade. Essas virtudes faltaram à seus companheiros de partido. Lutaram para impedir quebras de sigilo bancário e telefônico e qualquer outro processo que pudesse levar a quebrar credibilidade de petistas.

Hoje, a Câmara dos Deputados deve iniciar os trabalhos da CPI do Apagão Aéreo. Algumas perguntas:

1- Com a presidência da Comissão nas mãos do PT e a relatoria nas mãos do PMDB, até que ponto as investigações serão isentas e imparciais?
2- O governo tem maioria na Comissão. A maioria foi contra a instalação da CPI. Como será que ficarão os requerimentos da oposição para quebra de sigilos?
3- A CPI foi instalada por decisão do STF, pois a “maioria” queria tirar o direito da “minoria”. Então requerimentos da oposição terão de ser submetidos à apreciação do STF? Afinal, a “maioria” não queria a CPI.
4- Quem define o foco das investigações de uma CPI é o seu presidente (no caso, um petista como já mencionado). Estima-se que a crise Aérea deflagrada no país após o acidente com o Boing da Gol ocorreu também em razão de corrupção na INFRAERO. Tucanos e Democratas manifestaram desejo de estender o foco das investigações na instituição. Esse também é o foco do PT?

Respondendo a última pergunta…Não, não é o foco do PT. Não interessa pro governo que a INFRERO seja investigada, pois o presidente da instituição, foi indicado por petistas. O PT defende que as investigações sejam focadas nos controladores de vôo.

Os deputados do governo parecem não compartilhar da visão de Lula. Lula disse que não há nada pra temer e a instalação de uma CPI, é bom para a democracia. Ele precisa falar isso para seus companheiros…

***
Ontem passei em frente a seis bingos. Todos lacrados pela prefeitura de São Paulo. Parabéns para a Justiça e para a polícia; mas uma pergunta: Como ficam as pessoas honestas, sem nenhuma ligação com máfia alguma (como garçons, locutores, faxineiros) que tinham seus salários pagos por esses bingos? Há um programa de reinclusão no mercado de trabalho para esses profissionais?

É hoje!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s