Esquerda armada não é terrorista, diz Tarso

Da Folha de S.Paulo

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou à Folha que os grupos de esquerda que adotaram a luta armada contra a ditadura militar “não podem ser classificados como terroristas”. Tarso disse, porém, que a luta armada foi “um equívoco”, apesar de essa decisão ser “compreensível historicamente”.
“No caso brasileiro, um ou outro ato de terrorismo pode ter acontecido, mas não houve nenhuma organização que usasse os métodos do terror como prática permanente”, disse.
Anteontem, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, afirmou que o “crime de terrorismo é imprescritível”, ao comentar o debate sobre eventual punição a torturadores na ditadura. Mendes rebatera afirmação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). “Eu, pessoalmente, como cidadã e indivíduo, acho que o crime de tortura é imprescritível”, disse Dilma.
Já Mendes afirmou: “Essa discussão sobre imprescritibilidade é uma discussão com dupla face, porque o texto constitucional também diz que terrorismo é imprescritível”.
A Folha indagou Tarso a respeito da declaração de Mendes. O ministro da Justiça disse que não responderia especificamente ao presidente do STF, mas aceitou conversar em tese sobre o tema. “Se o Ministério da Justiça não tiver opiniões a respeito dessas questões, emitidas com respeito a quem pensa diferente, não cumpre a sua função política institucional.”
Tarso afirmou que “o terrorismo é sempre uma ação bélica que atinge uma comunidade indeterminada de inocentes que estão fora do conflito”. O ministro afirmou que leis internacionais e a Constituição “tornam o crime de terrorismo perfeitamente enquadrável” como imprescritível, mas reiterou que as organizações de esquerda contrárias à ditadura não se guiaram por esse princípio. “Houve atos isolados.”

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Esquerda armada não é terrorista, diz Tarso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s