Recorde de comprarecimento causou filas enormes

De O Estado de S.Paulo

Numa eleição que por vários motivos já era considerada histórica, os eleitores americanos foram em massa ontem às urnas, no que pode ter sido o maior comparecimento em um século. Muito antes de as seções eleitorais serem abertas, às 6 horas ou às 7 horas locais, dependendo do Estado, dezenas e até centenas de eleitores já esperavam na fila, para votar antes de ir para o trabalho. Em alguns lugares, a espera para votar chegou a sete horas.

Muitos trabalhavam ontem com um colante dizendo “Eu já votei”. No decorrer do dia, que não foi feriado, as filas diminuíram em muitas seções eleitorais (noutras, continuaram longas o dia todo). Mas voltaram a crescer no fim da tarde. As seções fecharam às 18 horas ou 19 horas, mas em muitos lugares a votação se estendeu enquanto houvesse eleitores nas filas.

De acordo com a Brookings Institution, 64,3% dos 213 milhões de cidadãos americanos com idade para votar deveriam comparecer ontem, ou 137 milhões de pessoas. Em números absolutos, seria o maior comparecimento da história; como porcentagem, seria superado apenas pela eleição de 1908, quando o índice de comparecimento foi de 65,4%.

Em alguns Estados, as previsões eram de índices ainda mais altos. Na Flórida, onde o comparecimento é historicamente alto, o governo previu que este ano quebraria o recorde de 1992 – 83%. Na Pensilvânia, poderia chegar a 80%, também um recorde. Ambos os Estados foram objeto de intensa campanha dos candidatos Barack Obama e John McCain, na disputa pelos 270 votos necessários para se eleger presidente no colégio eleitoral de 538. Na maioria dos Estados, o vencedor leva todos os votos no colégio, cujo número é proporcional à população local.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Recorde de comprarecimento causou filas enormes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s