Obama admite gravidade da crise e começa a montar equipe de governo

De O Estado de S.Paulo

A vitória de Barack Obama e do Partido Democrata na terça-feira foi impactante, mas a magnitude dos problemas que os Estados Unidos enfrentam não dá margem para longas celebrações. No seu discurso da vitória, na madrugada de ontem, Obama pediu “sacrifício” e “união” dos americanos para o “longo e íngreme caminho” pela frente.
Dando uma medida da urgência dos problemas, Obama apressava ontem as articulações para anunciar os postos-chave em seu gabinete e assim iniciar rapidamente a transição até sua posse no dia 20 de janeiro.
Segundo fontes próximas ao presidente eleito, Obama escolheu como chefe de gabinete o deputado Rahm Emanuel, número quatro na liderança da bancada democrata na Câmara dos Representantes e ex-assessor do ex-presidente Bill Clinton. Outro ex-colaborador de Clinton, John Podesta, que foi seu chefe de gabinete, deve ser indicado para coordenar a transição.
Para o delicado cargo de secretário do Tesouro, em meio à maior crise econômica desde a Grande Depressão dos anos 30, um dos possíveis nomes é Paul Volcker, ex-presidente do Banco Central de 1979 a 1987.
Outros cogitados são o presidente do Banco Central no Estado de Nova York, Timothy Geithner; Lawrence Summers, último secretário do Tesouro de Clinton, e o megainvestidor Warren Buffett.
Para o Departamento de Defesa, há uma expectativa de que Obama possa nomear um republicano, num gesto para atenuar a polarização entre os dois partidos nessa área. Entre os nomes citados estão o do atual secretário, Robert Gates, responsável pelo aumento do contingente no Iraque, e o do senador republicano Chuck Hagel, um veterano da guerra do Vietnã que é crítico da forma como o governo de George Bush conduziu a guerra.

Assinante lê mais aqui

Anúncios
Obama admite gravidade da crise e começa a montar equipe de governo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s