Contra crise, G20 prioriza ação a reforma do sistema

Da Folha de s.Paulo

O G20, o clube de países que somam cerca de 85% da economia mundial, constatou, em sua reunião em São Paulo, que o risco de recessão é bem maior que o de inflação, do que decorre a determinação de “tomar todas as medidas necessária para estimular o crescimento não-inflacionário”- ou, na prática, reduzir os juros e adotar pacotes de estímulo fiscal.
O ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, presidente de turno do G20, aceita a recomendação e aproveita-a para fazer publicamente o máximo de pressão que se pode permitir em público sobre o Banco Central para reduzir os juros. “A perspectiva é de queda da demanda; logo, a preocupação com a inflação cede lugar a outras preocupações”, disse ontem o ministro, na entrevista de encerramento do G20. Emendou sutilmente: “As autoridades monetárias saberão adequar-se ao novo cenário”.
O México, um dos poucos países, como o Brasil, que não reduziu os juros nos meses de crise, já antecipou que vai fazer a adequação sugerida por Mantega: diante da queda de preços de alimentos e commodities, seu vice-ministro de Finanças, Alejandro Werner, diz que há margem para cortar juros. “Os juros que temos agora não mais mais necessários”, disse Werner à margem do encontro do G20. A China, por sua vez, antecipou-se à recomendação de “tomar todas as medidas” para o crescimento: anunciou um pacote de estímulo espetacular pelos números (US$ 586 bilhões, mais ou menos meio Brasil), até 2010.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Contra crise, G20 prioriza ação a reforma do sistema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s