“Reais não são suficientes”, diz Febraban

Da Folha de S.Paulo

Mesmo com a disposição do governo de liberar cerca de R$ 100 bilhões em recursos captados pelos bancos que estavam parados no Banco Central, os reais em circulação na economia não serão suficientes para atender à demanda por crédito das empresas, que cresceu com a falta de linhas em dólar.
A avaliação é do presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Fábio Barbosa, para quem a “sensação de paralisação” permanecerá e se traduzirá num novo patamar do mercado de crédito, reduzindo o crescimento no Brasil e no resto do mundo.
“Os reais não são suficientes para atender a essa nova demanda de pessoas que migraram de dólar para reais. Por definição mesmo, não tem [reais], e o que tem é limitado. Se mais gente vem buscar, não tem e fica faltando”, disse Barbosa, presidente do Santander no Brasil, em entrevista à Folha.
“O segundo ponto é que as empresas também ficaram mais conservadoras e os indivíduos, também mais prudentes. Não estão querendo se endividar”, afirmou, ressaltando que os bancos não estão se recusando a exercer a função básica de emprestar. “Banco não está escondendo dinheiro.”
Segundo ele, as pessoas físicas continuam sendo atendidas normalmente. No caso das empresas, o problema é que as operações ficaram com prazo mais curto e elas precisam de financiamentos longos. Isso porque, argumenta, os investidores que são a fonte de recursos dos bancos estão preferindo aplicações de prazos mais curtos, com medo das incertezas que rondam os mercados.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
“Reais não são suficientes”, diz Febraban

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s