Pentágono faz lobby por Gates e mais dinheiro

Da Folha de S.Paulo

Com um Orçamento de US$ 858 bilhões para 2009, quase 3 milhões de empregados e duas guerras em andamento, o Departamento da Defesa americano é a fatia mais importante do governo que Barack Obama monta nas próximas semanas. É também a que mais pressão vem fazendo sobre o presidente eleito dos Estados Unidos.
O lobby tem duas frentes: mais dinheiro e a manutenção do secretário Robert Gates no cargo. A primeira defende que o Orçamento, que suga 6,2% do PIB americano, é pequeno para os dias de hoje, em que dois conflitos externos e a crise econômica interna drenam o investimento necessário em novos armamentos e pessoal.
Relatório recente feito pelo grupo Defense Business Board afirma que a situação atual é “insustentável” e que, se mais cortes não forem feitos ou as prioridades mudadas, o Pentágono vai “falir”. A entidade, criada na gestão do secretário Donald Rumsfeld (2001-2006) para avaliar os gastos do departamento, recomenda que programas de desenvolvimento de armas sejam congelados.
Entre os programas mais visíveis e caros sendo tocados atualmente estão o desenvolvimento do caça F-35 e de uma nova geração de veículos terrestres de assalto e a construção de navios de guerra. A preocupação da indústria armamentista com a possibilidade de a torneira secar tem levado emissários a pressionar o comando obamista.
“Temos recebido sinais de “O mundo vai acabar’!” da indústria”, disse F. Whitten Peters, ex-secretário da Aeronáutica que aconselhou Obama para assuntos de defesa na campanha. “Essa não era a visão da campanha.”

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Pentágono faz lobby por Gates e mais dinheiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s