Republicanos buscam rumo para o Partido

Da Folha de S.Paulo

Com seu partido enfraquecido pelas múltiplas perdas nas eleições para a Casa Branca e o Congresso, por um presidente impopular e pela falta de um líder claro e inspirador, governadores republicanos deram início ontem a seu encontro anual. Por três dias, em Miami, tentarão reconciliar-se e definir novos rumos para o partido após o avanço maciço dos democratas.
Três temas dominam as discussões. O primeiro é ideológico: republicanos querem decidir se é a estrada conservadora tradicional ou o apelo a moderados e independentes a receita para uma recuperação futura.
O segundo é a troca de acusações pela derrota do senador John McCain e da governadora do Alasca, Sarah Palin, na disputa presidencial. O terceiro, e mais importante, é indicar as personalidades que concentrarão em suas mãos o poder republicano daqui para frente.
“Há um vácuo grande de liderança no partido. Não há ninguém a quem apelar nem na Casa Branca nem no Congresso”, afirmou à Folha Michael McDonald, analista político do Instituto Brookings. “Os governadores estão tentando ocupar esse espaço.”
Nesse aspecto, especula-se sobre uma posição de destaque para Palin. Ontem, a governadora, que já sinalizou a possibilidade de concorrer à Casa Branca em 2012, reiterou que “seria bom para a chapa e para o partido” ter uma mulher na disputa daqui a quatro anos e afirmou que “ficará feliz em fazer o que for solicitado para ajudar no progresso do país”.
Dentro e fora do partido, porém, sua imagem é controversa. “Ela foi um desastre em 2008; provavelmente custou a McCain alguns pontos percentuais de votos”, afirma Clyde Wilcox, professor de governo da Universidade Georgetown. “Na verdade, os democratas estão torcendo para Palin concorrer à Presidência em 2012.”

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Republicanos buscam rumo para o Partido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s