Apesar da crise, varejo aposta em estabilidade nas vendas de Natal

De O Estado de S.Paulo

A menos de um mês do Natal, o comércio já se dá por satisfeito se repetir em dezembro o faturamento de 2007, o melhor fim de ano da década. Praticamente todos os setores do varejo reduziram as projeções de crescimento de vendas para o Natal. Mas o clima ainda é de relativo otimismo nos setores menos dependentes de financiamentos, como as lojas de vestuário e os supermercados. Eles esperam absorver parte das compras que iriam inicialmente para itens de maior valor.

No vestuário, a previsão era crescer 15% e agora oscila entre 8% e 10%, segundo Sylvio Mandel, presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim), que representa grandes lojas de departamento, como Renner , C&A, entre outras.

Nos supermercados, a projeção é ampliar em 10% a receita ante o Natal do ano passado. Poderia, no entanto, chegar a 12% sem a crise, diz o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Susumu Honda. O economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, acrescenta que as vendas dos supermercados deverão ter bom desempenho também porque a queda de preços dos alimentos deve ser “um estímulo importante para o consumo”.

Em novembro, a desaceleração ficou clara especialmente para o comércio de eletroeletrônicos, que chegou a projetar crescimento de 15% e agora admite estabilidade ante 2007. Os fabricantes, no entanto, consideram uma queda na faixa de 5% ante o Natal do ano passado, segundo projeções do presidente da Eletros, Lourival Kiçula.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Apesar da crise, varejo aposta em estabilidade nas vendas de Natal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s