Chavez lança nova busca por reeleição sem limites

Da Folha de S.Paulo

Apenas uma semana após as eleições regionais, o presidente Hugo Chávez ordenou ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) que reative uma emenda constitucional para incluir a reeleição indefinida, já derrotada em referendo no ano passado.
“Chávez não vai embora, Chávez fica! Autorizo ao PSUV, ao povo venezuelano, que comecem o debate e as ações para conseguir a emenda constitucional e a reeleição do presidente da República. Tenho certeza de que agora vamos conseguir”, afirmou Chávez, em discurso transmitido durante cadeia obrigatória de rádio e TV.
“Vamos demonstrar quem manda na Venezuela! Têm a minha aprovação para tomar as ações que sejam necessárias tomar. Se Deus quiser, estou pronto para ficar com vocês até até 2021”, afirmou Chávez, que também preside o PSUV.
Chávez disse que a reativação da emenda constitucional é uma resposta ao que ele chamou de “atitude fascista” dos novos governadores e prefeitos da oposição eleitos há apenas oito dias, quando venceram em 4 dos 5 maiores colégios eleitorais do país.
Logo após a sua derrota no referendo do ano passado, Chávez já havia dito que voltaria tentar implantar a reeleição indefinida. Ao longo deste ano, porta-vozes do PSUV disseram que esperavam relançar a proposta logo depois das eleições regionais. Apesar de ter sido derrotado nos grandes centros, entre os quais Caracas, Chávez controla 18 dos 24 Estados e 80% das prefeituras.
No referendo, o “não” à reforma ganhou com apertados 50,7% dos votos válidos, no que foi a primeira derrota eleitoral de Chávez desde que se elegeu pela primeira vez, em 1998.
Pelo artigo 342 da Constituição, um projeto de reforma constitucional pode ser apresentado por ao menos 15% dos eleitores inscritos. As outras formas de apresentar são por meio do Executivo ou do Legislativo. Depois, a proposta é submetida a referendo, como ocorreu há um ano.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Chavez lança nova busca por reeleição sem limites

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s