Terror na Índia: Posição dos EUA pode agravar tensão

De O Estado de S.Paulo

O acúmulo de evidências de que os ataques realizados em Mumbai na semana passada se originaram em território paquistanês abre a possibilidade de uma guerra entre os dois países, que possuem bombas atômicas. É possível que a agressiva campanha dos Estados Unidos para exterminar os militantes islâmicos no Paquistão aumente ainda mais a probabilidade de uma resposta militar da Índia.

Em dezembro de 2001, quando militantes paquistaneses atacaram o Parlamento indiano, e novamente em meados deste ano, quando com a ajuda de espiões paquistaneses um grupo realizou um ataque a bomba contra a embaixada indiana no Afeganistão, o governo de George W. Bush usou uma diplomacia agressiva para acalmar a ira em Nova Délhi.

Dessa vez, o governo indiano pode não se mostrar tão receptivo à mensagem americana, destruindo as esperanças do futuro governo Obama de uma resposta regional mais abrangente à ameaça representada pela Al-Qaeda e pelo Taleban.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, enfrentou durante meses as críticas de adversários políticos sobre a decisão do seu governo de não responder com a força a atos de terrorismo passados. A revolta interna desencadeada pela carnificina em Mumbai aumentou a pressão por represálias.

Além disso, Nova Délhi pode se sentir menos disposta a atender aos apelos americanos de uma “resposta controlada”, já que o próprio Bush intensificou os ataques aéreos no território paquistanês. A Casa Branca adota uma posição para se justificar: se um país não puder resolver por conta própria o problema do terrorismo, os EUA se reservarão o direito de agir.

Caso fique comprovado que os homens que devastaram Mumbai foram treinados no Paquistão, mesmo que o governo paquistanês não tenha tido nenhuma participação na operação, o que impedirá os indianos de adotar a mesma posição?

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Terror na Índia: Posição dos EUA pode agravar tensão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s