EUA Estão em recessão há um ano

De O Estado de S.Paulo

O Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês) anunciou ontem, oficialmente, o que muitos americanos já vêm sentindo na pele: os Estados Unidos estão em recessão desde dezembro do ano passado.

A informação, em si, não surpreendeu os analistas. Mas a duração, sim. Afinal, já são 12 meses seguidos de retração, período mais longo desde 1981, ano que marcou a última grande recessão americana. Alguns especialistas avaliam que o processo recessivo atual poderá ser o mais duradouro desde a Grande Depressão.

Os EUA têm uma fórmula própria para definir recessão. Na maioria dos países, considera-se dois trimestres consecutivos de retração (ou crescimento negativo, em economês) do Produto Interno Bruto (PIB).

Nos EUA, o NBER leva em conta diversos indicadores de atividade econômica, entre eles o emprego e o desempenho de setores como o imobiliário. A entidade é privada, foi criada em 1920 e é composta por renomados economistas. Por suas fileiras já passaram 16 dos 31 americanos que ganharam o Prêmio Nobel de Economia.

“Uma recessão é um declínio significativo da atividade espalhado pela economia, durando mais do que alguns meses, normalmente visível na produção, no emprego, na renda real e em outros indicadores”, explicou um comunicado do NBER.

A entidade também informou que a recessão vai durar, ao menos, até o meio de 2009. Se isso se confirmar, serão quase 20 meses. A pior das últimas décadas foi a de 1980/81, que durou 16 meses. “Creio que temos um caminho a percorrer. Provavelmente será uma recessão longa e profunda”, disse Jeffrey Frankel, economista da Universidade Harvard que integra o NBER.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
EUA Estão em recessão há um ano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s