Nova Délhi exige ação firme do Paquistão por atentados

De O Estado de S.Paulo

A tensão entre Índia e Paquistão aumentou ainda mais ontem, após o governo de Nova Délhi exigir que Islamabad tome medidas urgentes pelos ataques terroristas que deixaram quase 200 mortos na cidade indiana de Mumbai (ex-Bombaim) na semana passada. O Departamento de Estado dos Estados Unidos também adotou um tom mais duro em relação ao Paquistão – um de seus principais aliados na região -, afirmando que a resposta paquistanesa aos ataques será um teste para o novo governo civil.

Investigações preliminares da Índia indicam que os militantes que lançaram os ataques na capital financeira indiana receberam meses de treinamento no Paquistão. Em seu primeiro protesto formal, a chancelaria indiana disse esperar que o Paquistão aja de modo contundente contra os responsáveis pelos atentados.

“É preciso que as ações do Paquistão correspondam aos sentimentos manifestados por seus líderes de que desejam ter uma relação melhor com a Índia”, afirmou a nota da chancelaria. O ministro do Interior indiano, Palaniappan Chidambaram, disse que a Índia responderá com determinação às ameaças que enfrenta.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Nova Délhi exige ação firme do Paquistão por atentados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s