Obama nomeia Hillary, Gates e Jones

Da Folha de S.Paulo

Barack Obama confirmou ontem que o rosto de seu governo para o mundo terá Hillary Clinton à frente da diplomacia, Robert Gates no comando das armas e James Jones cuidando da estratégia. O presidente eleito dos EUA anunciou os três nomes para, respectivamente, os departamentos de Estado e Defesa e o Conselho de Segurança Nacional.
Como no ditado americano sobre a indumentária das noivas, o cerne de política externa e segurança nacional do governo obamista tem algo novo (Jones, considerado diplomático e bipartidário), algo velho (a volta da ex-primeira-dama ao centro de decisões oito anos após deixar a Casa Branca) e algo emprestado (Gates, que há dois anos ocupa o cargo sob Bush).
Em entrevista coletiva ontem em Chicago, em que anunciou esses e outros três nomes, que se perfilavam comportados atrás do presidente eleito, Obama justificou a escolha. “Eles concordam com meu pragmatismo sobre o uso do poder e minhas intenções quanto ao papel dos EUA como líder”.
Como no discurso da vitória, em 4 de novembro, e no programa radiofônico por ocasião do Dia de Ação de Graças, na quinta, Obama voltou a usar a expressão que o novo governo, que assume em 20 de janeiro, parece querer emplacar como o equivalente moderno do “New Deal” (novo acordo) de Franklin Roosevelt: “Neste mundo de incertezas, chegou a hora de um novo começo, uma nova aurora da liderança americana”.
Hillary Clinton foi a primeira a falar depois do futuro presidente e também a que mereceu mais deferência, entrando e saindo ao lado de Obama. A atuação no papel de subordinada da senadora, que até três meses atrás era oponente do democrata, é um dos grandes mistérios do novo gabinete.
Depois de chamada de “minha querida amiga” por Obama, ela agradeceu a seus eleitores nova-iorquinos, que a partir de janeiro deixará de representar no Senado, dizendo que usará o que aprendeu com eles. “Nova-iorquinos não têm medo de falar o que pensam e fazê-lo em todas as línguas.”

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Obama nomeia Hillary, Gates e Jones

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s