Partidarização de servidores públicos é nociva, diz Gilmar Mendes

Da Folha de S.Paulo

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, criticou ontem a “partidarização” de servidores públicos, ao ser indagado sobre as ligações entre policiais e partidos políticos. Mendes também declarou ontem que o Poder Judiciário está sendo afetado por um “independentismo” de juízes de primeira instância, que não estariam seguindo as decisões do tribunais superiores do país.
O tema do relacionamento entre policiais e partidos veio à tona na semana passada, quando o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, ao comentar a conduta do delegado Protógenes Queiroz nas investigações da Operação Satiagraha, disse que “a área de inteligência é muito sensível para quem está com uma atuação ostensiva e já próxima da questão partidária”.
Após ser afastado da Satiagraha, Protógenes participou de eventos de campanha do PSOL nas eleições deste ano. A PF abriu um procedimento disciplinar para apurar essa conduta do delegado.
Ontem Mendes participou de dois eventos em São Paulo. Na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o presidente do STF não se referiu especificamente a Protógenes, mas disse que “o servidor público deve ser apartidário”. “Já me pronunciei contra aparelhamentos em relação a determinados setores do funcionalismo. A partidarização, em qualquer segmento do serviço público, em geral, é extremamente perigosa”, afirmou.
Protógenes recebeu ontem apoio de membros do PSOL em um ato na Assembléia Legislativa de São Paulo. Eventos semelhantes já aconteceram em Porto Alegre e Brasília.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Partidarização de servidores públicos é nociva, diz Gilmar Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s