Obama pede a embaixadores políoticos que deixem os cargos

Da Folha de S.Paulo

O comando de transição de Barack Obama enviou carta a todos os embaixadores americanos indicados politicamente pedindo que coloquem o cargo à disposição a partir da posse do presidente eleito, em 20 de janeiro. Dos cerca de 160 principais postos diplomáticos dos EUA no mundo, cerca de 50 preenchem o critério, inclusive o da Embaixada no Brasil.
O cargo é ocupado atualmente por Clifford Sobel. O bem-sucedido empresário de informática de Nova Jersey e importante arrecadador do Partido Republicano foi indicado por George W. Bush, primeiro para servir na Holanda, onde ficou de 2001 a 2005, depois para o Brasil, onde está desde o segundo semestre de 2006.
Entre os nomes que encabeçam a bolsa de apostas para sucedê-lo estão o de Thomas Shannon, diplomata de carreira que é hoje o número 1 do Departamento de Estado para a América Latina e que já manifestou reservadamente interesse, e o de Anthony Harrington -à frente do escritório de lobby Stonebridge International e ex-embaixador no Brasil sob Bill Clinton (2000-01)-, que tem a simpatia da futura secretária de Estado, Hillary Clinton.
O próprio Sobel não esconde sua vontade de permanecer no posto, no qual é visto como um embaixador atuante, que ultrapassou o caráter político inicial de sua indicação. A seu favor, está o relativo desinteresse que Obama tem demonstrado pelo país até agora, o que aumentaria as chances de o democrata manter, pelo menos a princípio, um nome que tem funcionado. O diplomata participa hoje de evento em Washington sobre as perspectivas das relações Brasil-EUA sob Obama.
Procurada pela Folha, a assessoria de Sobel confirmou que todos os embaixadores políticos receberam um telegrama pedindo para colocar os cargos à disposição.
Segundo a assessoria, porém, o remetente não seria Obama, mas o Departamento de Estado -e seria uma praxe nas transições de governo.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Obama pede a embaixadores políoticos que deixem os cargos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s