Para Bush, “guerra não tem sido fácil”

Da Folha de S.Paulo

Em uma visita-surpresa a Bagdá -sua quarta em cinco anos e meio de conflito-, o presidente George W. Bush disse ontem que a Guerra do Iraque foi dura, mas necessária para proteger os EUA e dar aos iraquianos um futuro pacífico.
Bush visitou o país a 37 dias de passar o poder para Barack Obama, que prometeu encerrar a guerra iniciada em 2003.
“O trabalho não tem sido fácil, mas é necessário para a segurança americana, a esperança iraquiana e a paz mundial”, disse. “Sou grato por ter tido a chance de voltar ao Iraque antes do fim do meu mandato.”
Mas, sob vários pontos de vista, a viagem foi uma volta olímpica sem uma vitória. Cerca de 150 mil soldados permanecem no Iraque, lutando numa guerra impopular. Mais de 4.000 militares americanos morreram, e o conflito custou aos americanos US$ 576 bilhões desde que começou.
Bush se encontrou com os principais líderes iraquianos ontem. Sua intenção era destacar a redução da violência numa nação ainda dividida entre etnias e linhas religiosas e comemorar o recente acordo de segurança entre o Iraque e os EUA, que legitima a presença das tropas americanas pelo menos até junho próximo, mas prevê sua saída em 2011.
O Air Force One, o avião presidencial americano, pousou em Bagdá ontem à tarde após partir secretamente de Washington. Bush foi recebido com uma cerimônia formal no palácio presidencial, algo que não teve nas outras três viagens.
Referindo-se ao presidente iraquiano, Jalal Talabani, e a seus dois vice-presidentes, Bush afirmou: “Conheço esses homens há tempo e os admiro por suas coragem e determinação”. Talabani chamou Bush de “nosso grande amigo” que “ajudou a libertar” o Iraque.
Bush e o premiê Nuri al Maliki assinaram simbolicamente o acordo de segurança, já aprovado pelo Parlamento iraquiano.
Enquanto o americano cumprimentava Maliki, um jornalista iraquiano atirou seus sapatos contra ele -ofensa grave para um árabe-, sem acertá-lo. “É o beijo de despedida, seu cachorro”, gritou. “Tudo que posso dizer é que era tamanho 41”, brincou o presidente após o homem ser controlado.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Para Bush, “guerra não tem sido fácil”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s