Cúpula busca firmar AL ante EUA

Da Folha de S.Paulo

Em dezembro de 1823, o presidente americano James Monroe lançou uma doutrina cristalizada em uma frase: “A América para os americanos”.
Em dezembro de 2008 -ontem, mais exatamente- o chanceler brasileiro Celso Amorim descreveu a cúpula América Latina-Caribe, que se realiza amanhã na Bahia, como uma espécie de a América Latina (mais o Caribe) para os latino-americanos.
A frase de Amorim foi exatamente esta: “É inacreditável que seja necessário, nesses 200 anos (após as independência dos países latino-americanos; ou menos no caso do Caribe), que os países da região tenham que se reunir na presença de poderes externos”. E mencionou EUA, Espanha e Portugal como os “poderes externos”.
Se Monroe fez de sua doutrina um libelo contra a colonização européia, Amorim fez questão de não ser contra ninguém. “Queremos boas relações com os Estados Unidos, mas a cúpula revela a maturidade no relacionamento entre países de diferentes matizes ideológicos na América Latina e no Caribe, o que sempre produz ganhos no relacionamento com os outros países do continente”, afirmou.
O chanceler também disse não ser “desejável” nem “possível” que os EUA recuperem a hegemonia no subcontinente -“eles não querem”.
O problema para essa visão integracionista da região é que ela não tem sido capaz de resolver problemas básicos na área econômico-comercial, do que dá testemunho o próprio Amorim. Na fala com que abriu, ontem pela manhã, outra cúpula regional (a do Mercosul), sem saber que ela estava sendo transmitida para a sala de imprensa, a três quilômetros do local da cúpula, Amorim confessou “duas frustrações”.
A primeira foi o fato de que não se conseguiu acordo para eliminar a dupla cobrança da TEC (Tarifa Externa Comum). A proposta na mesa -que tanto o Itamaraty como a Chancelaria argentina chegaram a dar como aprovada- previa eliminar, numa primeira etapa, as tarifas mais baixas (2%, 4% e 6%), e só depois as mais altas.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Cúpula busca firmar AL ante EUA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s