Iraquianos apóiam agrassor de Bush

De O Estado de S.Paulo

Centenas de manifestantes saíram ontem às ruas do Iraque para pedir a libertação de Muntadar al-Zaidi, o jornalista que, durante uma entrevista coletiva em Bagdá, no domingo, atirou seus sapatos contra o presidente George W. Bush, sob os gritos de “este é seu presente do povo iraquiano, seu beijo de despedida, cachorro! Pelas viúvas, órfãos e assassinados do Iraque!”. Logo após a tentativa de agressão e os insultos, Zaidi foi imobilizado e levado a um lugar desconhecido por agentes do serviço secreto dos EUA.

Segundo os costumes iraquianos, mostrar a sola de um sapato é uma ofensa grave, que equivale a dizer que a pessoa é inferior à sujeira do calçado. Arremessar os sapatos é ainda mais ultrajante.

Em Cidade Sadr, subúrbio de Bagdá dominado pelas milícias fiéis ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr, eram exibidas solas de sapatos ao lado de cartazes com frases contra a ocupação americana e pedidos de libertação de Zaidi. Os manifestantes gritavam “herói”, referindo-se ao jornalista preso. Calçados foram jogados contra uma patrulha americana em Najaf, cidade xiita no sul do Iraque. Os militares, porém, não responderam.

O gesto de Zaidi, um xiita de 28 anos, também foi celebrado em outras partes do mundo árabe. Na Líbia, uma instituição de caridade presidida por Aisha Kadafi, filha do presidente Muamar Kadafi, concedeu um prêmio por bravura ao jornalista da pouco conhecida TV Al-Baghdadi e exigiu sua libertação. O jornal libanês Al-Akhbar estampou em sua primeira página a manchete “Um beijo de despedida” ao lado da foto de Bush desviando do sapato voador. “O segundo beijo virá quando as tropas americanas deixarem o Iraque”, escreveu o jornal.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Iraquianos apóiam agrassor de Bush

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s