O perfeito deslocamento da realidade e da lógica.

Países do mundo inteiro estão adotando medidas drásticas de redução de custos para driblar efeitos da crise econômica. Vários bancos centrais destinaram alguns bilhões de euros/dólares para garantir liquidez ao mercado e, como complemento, reduziram suas taxas básicas de juros – no caso dos EUA, a quase zero.

Na contramão de tudo isso está o Brasil. Aqui, o cenário é de completo deslocamento da realidade.

Todos sabemos que remunerar funcionário público é oneroso, ainda mais quando se trata de um parlamentar. No Brasil, a média anual de despesa com senadores, deputados federais e estaduais mais vereadores está estimada em R$ 10,5 milhões por parlamentar – valor 12 vezes superior ao que se gasta na Espanha, por exemplo.

Não-contentes com essa cifra, nossos senadores aprovaram a recriação de 7.343 vagas para novos vereadores em todo o País, indo contra uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral que, antes, já havia determinado a extinção de oito mil cargos dessa natureza. Mas tudo bem. No Brasil, nesse cantinho todo peculiar do planeta, atuar contra determinações da Justiça virou hábito.

Para aprovar essa emenda constitucional, foram realizadas oito sessões extraordinárias. Isso mesmo: oito!! Em apenas uma noite nossos nobres parlamentares aprovaram essa ignomínia contra o bom senso e o esperdício do dinheiro público.

Estouvamento.

Parvoíce.

Insensatez.

Palermice.

Estupidez.

Necedade.

Em meio à crise, não vimos o Congresso debater medidas para contê-la. Não vimos propostas para amenizar os efeitos da turbulência no País. Nada disso….Apenas vimos criação de cargos e, claro, ritmo de férias.

Hoje saberemos quem votou a favor e contra a matéria. No primeiro turno de votação foram contabilizados 54 votos a favor da emenda, cinco contra e uma abstenção. No segundo turno, 58 a favor e uma abstenção.

Conhecer quem votou a favor ou contra é o de menos. Brasileiro tem memória curta e uma certa, digamos, tara em votar em desmerecidos do mérito público.

Anúncios
O perfeito deslocamento da realidade e da lógica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s