Plano militar para retirada destoa de promessa de Obama

Do New York Times

Os comandantes americanos responsáveis pelo Iraque, generais David Petraeus e Ray Odierno, propuseram a Barack Obama um plano para a retirada de tropas no país que não se enquadra no cronograma de 16 meses traçado pelo presidente eleito na campanha eleitoral.
É a primeira recomendação dos militares sobre o tema a Obama. Embora o democrata tenha dito que pediria o conselho de seus comandantes, a resistência deles a uma retirada mais rápida pode obrigá-lo a fazer uma escolha política difícil entre passar por cima de seus generais ou recuar de sua meta. Completado na semana passada, o plano prevê o retorno de mais duas brigadas -cerca de 7.000 a 8.000 soldados- do Iraque no próximo semestre.
Mas isso deixaria 12 brigadas de combate no país até junho de 2009, e, apesar de se negarem a dar mais detalhes, os militares deixaram claro que a retirada de todas as forças de combate não se completaria até maio de 2010 -a meta de Obama. Segundo funcionários da transição, o plano foi descrito a Obama apenas em termos gerais por Robert Gates, que vai permanecer como secretário da Defesa, e pelo almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto, quando Obama passou cinco horas e meia com sua equipe de segurança nacional na última segunda.
Eles afirmaram que todos os participantes da reunião evitaram detalhar como conciliar o cronograma de Obama com o recomendado pelos generais. Na campanha, o democrata disse que não hesitaria em passar por cima dos comandantes. No início de dezembro, porém, ele deu a entender que teria alguma flexibilidade ao declarar que ainda queria que as tropas de combate deixassem o Iraque em 16 meses, mas que ouviria a recomendação dos militares.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Plano militar para retirada destoa de promessa de Obama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s