Indústria puxa queda do desemprego formal

Da Folha de S.Paulo

A crise econômica internacional atingiu o mercado formal de trabalho, cobrando demissões na indústria. O nível de emprego formal no mês passado registrou a primeira queda em novembro -perda de 40.821 vagas- desde o início do governo Lula e a maior retração dos últimos dez anos no mês.
Antes disso, o maior corte foi em 1998, auge da crise asiática, quando houve saldo negativo de 118.412 postos.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, classificou de “pífia” e “insignificante” a retração de 0,13% no número de empregos formais do país no mês passado, dada a intensidade com que a crise atinge outras economias do mundo. Na semana passada, o IBGE apontou aumento do índice de desemprego de 7,5% em outubro para 7,6%.
“Novembro é um reflexo, é claro, da crise. Mas é um reflexo negativo, em comparação com o mundo, quase pífio, porque o mundo está desempregando muito, e o Brasil continua mantendo a empregabilidade forte”, afirmou o ministro.
Analistas discordam da avaliação de Lupi. “É um impacto grande, sim, porque a economia vinha acelerando fortemente. Os primeiros impactos da crise na economia real já mostram grande desaceleração de alguns setores, como construção civil e automobilístico”, avaliou Anselmo Santos, professor do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Unicamp.
Lupi estimou que o saldo de criação de empregos formais fechará o ano entre 1,85 milhão e 1,95 milhão. De janeiro a novembro, foram gerados 2,11 milhões de empregos com carteira assinada no país. Para 2009, o ministro projeta recuperação a partir de março e geração de cerca de 1,5 milhão de vagas. Em 2007, havia 37,6 milhões de empregos formais no país.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Indústria puxa queda do desemprego formal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s