Israel divide Faixa de Gaza em duas partes

Da Folha de S.Paulo

Nas primeiras 24 horas de sua ofensiva terrestre contra o grupo fundamentalista Hamas, milhares de tropas israelenses avançaram ontem em direção às principais cidades da faixa de Gaza, estabelecendo um bloqueio que dividiu o território palestino em dois.
A incursão por terra, que teve início na noite de sábado, após oito dias de intensos bombardeios aéreos, provocou confrontos diretos que, segundo o Exército israelense, deixaram mais de 30 militantes palestinos mortos. Os choques também levaram à primeira morte de um soldado israelense.
Pelo menos outros 31 soldados israelenses ficaram feridos, a maioria atingida por estilhaços e trocas de tiros com membros do Hamas. Em notícias divulgadas em seu canal de TV, o grupo fundamentalista afirmou ter sequestrado dois soldados e matado pelo menos oito, o que foi desmentido pelos israelenses como uma “manobra de desinformação”.
O Ministério da Saúde em Gaza contou 64 civis mortos na invasão israelense. Se confirmado, o número total de mortos do lado palestino chega a 512 desde o início da ofensiva, que hoje completa dez dias. Gaza reportou quatro milicianos mortos -o que, para o jornal israelense “Haaretz”, pode estar relacionado à dificuldade de resgatar corpos de áreas de combates.
Durante todo o dia, a aviação e a Marinha israelenses continuaram a bombardear alvos em Gaza. Oficiais do Exército alertaram que a operação poderá durar semanas, mas que a intenção não é manter a ocupação do território, e sim neutralizar o poder de fogo do Hamas e estabelecer uma trégua de longo prazo.
Fontes médicas palestinas em Gaza informaram que cinco pessoas de uma família foram mortas quando um projétil israelense atingiu o carro em que estavam: uma mulher e seus quatro filhos, incluindo uma menina de 14 anos. O ataque teria ocorrido na região de Tafuach, onde ficava um antigo assentamento judaico, que Israel evacuou em 2005, quando se retirou de Gaza.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Israel divide Faixa de Gaza em duas partes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s