Com menos renegociação de dívidas, inadimplência sobe

Da Folha de S.Paulo

Com o cenário econômico adverso devido à crise internacional, a taxa de inadimplência no comércio da capital paulista fechou o ano em 6,5%, contra 5,5% em 2007, segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Depois do Plano Real, o patamar mais alto tinha sido registrado em 1998 (11,8%).
O principal impulso para esse aumento foi contabilizado no mês passado, quando pela primeira vez desde 2003 o número de novos registros em dezembro no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) superou o de cancelamentos -que ocorre quando o consumidor quita ou renegocia suas dívidas. A taxa ficou em 3,6%.
Para Emílio Alfieri, economista da ACSP, a volta da inadimplência ao nível de 2002 (6,3%) é um alerta, mas já era esperada por causa da atual situação econômica. “Cai o número de cancelamentos de registros porque a renegociação dos débitos fica mais difícil.”
Em dezembro, as vendas à vista subiram 5,1%, contra uma queda de 1,3% nas a prazo. Isso mostra, na opinião do economista, que os consumidores talvez já tenham começado a se precaver evitando contrair novas dívidas. No acumulado de 2008 os números são, respectivamente, 4,3% e 6,4%.
Segundo os últimos dados do Banco Central, em novembro a inadimplência ficou em 7,8% do total que deveria ser pago naquele mês, a maior do ano. Se o desemprego crescer neste trimestre, pode comprometer ainda mais a capacidade de pagamento dos trabalhadores. Também em novembro, último dado divulgado pelo Ministério do Trabalho, o mercado formal perdeu 40.821 vagas, primeira queda para o mês desde 2002.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Com menos renegociação de dívidas, inadimplência sobe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s