Israel congela avanço militar à espera de solução diplomática

Da Folha de S.Paulo

Em meio a uma intensa guerra de nervos e sinais de que o cessar-fogo pode estar próximo, o gabinete israelense decidiu congelar o plano de abrir uma nova fase da ofensiva contra o grupo fundamentalista Hamas, a fim de dar chance a uma saída diplomática. Emissários do Hamas estão no Cairo, onde negociam com o governo egípcio os termos de um acordo para pôr fim à violência.
Após 18 dias pressão militar à faixa de Gaza, os ataques aéreos israelenses continuam, mas a invasão do principal centro urbano do território palestino entrou em ritmo lento, enquanto o Egito avança na mediação de uma trégua.
O governo de Israel e líderes do Hamas mantêm o discurso belicoso, mas em ambos os lados crescem os indícios de que há interesse em torno de um cessar-fogo. Do lado palestino, o Hamas está dividido entre os líderes de Gaza, que querem o fim dos ataques, e os dirigentes no exílio, que endurecem os termos para aceitar a trégua.
Na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro do governo do Hamas, Ismail Haniyeh, deixou claro em rara aparição na TV de que está disposto a aceitar um cessar-fogo.
Por outro lado, o birô político do grupo, sediado em Damasco, disse ontem que um cessar-fogo só será aceito se Israel retirar suas tropas de Gaza e reabrir as passagens da fronteira. Rejeitou ainda a presença de força multinacional na fronteira com o Egito, mas indicou que poderia aceitar tropas turcas.
Entretanto, com suas instituições de poder destruídas, centenas de militantes mortos ou presos e a crescente preocupação em perder o poder em Gaza, o Hamas parece cada vez mais inclinado para a posição mais pragmática, de Haniyeh.
Segundo um morador de Gaza que falou com a Folha por telefone pedindo para não ser identificado, a destruição em Gaza é tamanha que os fundamentalistas começam a temer a reação da população. Embora mantenha militantes armados em trajes civis nas ruas a fim de sufocar qualquer oposição, o grupo começa a ser responsabilizado pela devastação.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Israel congela avanço militar à espera de solução diplomática

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s