Golpismo: Venezuela aprova reeleição ilimitada

De O Estado de S.Paulo

A Assembleia Nacional venezuelana, totalmente controlada pelo governo, aprovou ontem à noite a proposta de emenda constitucional que permite reeleições presidenciais ilimitadas – que beneficia o presidente Hugo Chávez. A decisão será transmitida ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que terá 30 dias para convocar os 17 milhões de eleitores que decidirão referendo se aprovam ou não a emenda. Dos 167 deputados da Assembleia, apenas 6 votaram contra a proposta e 5 se abstiveram.

Mas pesquisas indicam que a pretensão de Chávez pode ser barrada nas urnas. Em dezembro, 56,8% dos entrevistados pretendiam votar contra a emenda constitucional, enquanto 41,8% se declaravam favor, segundo a Consultores 21. Também em dezembro, segundo a empresa Datanalisis, 52% dos venezuelanos votariam pelo “não” e 37,7% pelo “sim”.

Chávez, cuja aprovação atualmente é de 60%, está no poder há dez anos. Ele está em seu segundo mandato sob a atual Constituição, aprovada em 1999. Sob a Carta anterior, ele venceu a eleição de 1998.

Em dezembro de 2007, o presidente venezuelano sofreu seu primeiro grande revés eleitoral ao não conseguir aprovar uma reforma constitucional numa consulta popular. Em um de seus pontos principais, a reforma derrotada previa a possibilidade de reeleições ilimitadas. Se perder de novo, ele não poderá se candidatar novamente nas próximas eleições, em 2013.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Golpismo: Venezuela aprova reeleição ilimitada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s