Governo italiano critica BRasil por conceder asilo a terrorista

Da Folha de S.Paulo

O governo italiano pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reveja o refúgio concedido anteontem ao terrorista italiano Cesare Battisti. O Ministério das Relações Exteriores da Itália convocou o embaixador brasileiro em Roma, Adhemar Gabriel Bahadian, para prestar esclarecimentos.
Em nota, a chancelaria italiana disse que recebeu com “surpresa e forte pesar” a notícia do refúgio, “contrariando o estabelecido pelo Comitê Nacional para os Refugiados”, e chamou Battisti de um “terrorista responsável por gravíssimos crimes que nada têm a ver com o status de refugiado político”.
Battisti é acusado de ter assassinado o marechal da guarda penitenciária Antonio Santoro, que o PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) acusava de maltratar detentos, e o agente da polícia Andrea Campagna, encarregado de prender os suspeitos de matar o joalheiro Luigi Torregiani -na qual Battisti é acusado de cumplicidade. Ele ainda é acusado de ser cúmplice na morte do açougueiro Lino Sabbadin, militante neofascista. As mortes ocorreram em 1978 e 1979.
O Itamaraty disse que o convite ao embaixador em Roma não deve ser visto como algo “excepcional” e que ele já enviou relato da reunião.
Battisti, 54, foi militante do PAC nos anos 70. Preso no Brasil desde 2007, recebeu anteontem, do ministro da Justiça, Tarso Genro, o status de aliado político.
O caso de Battisti uniu políticos aliados ao governo de centro-direita de Silvio Berlusconi e também da oposição. Alguns pedem ruptura de relações.
O ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, da Liga Norte, disse que a decisão “é um erro muito grave do governo brasileiro, que ofende as vítimas do terrorismo, o sistema judiciário e o povo italiano”.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Governo italiano critica BRasil por conceder asilo a terrorista

Um pensamento sobre “Governo italiano critica BRasil por conceder asilo a terrorista

  1. Dalisson diz:

    O brasil se torna um refúgio para todo o tipo de gente ínfima – só é necessário a aderência às politicas comunistas que graças a deus ( e ao bom senso ) o mundo está sepultando. Nossa soberania deve ser respeita, sim, mas o comprometimento com a ética e a moral que não toleram um assassino impune não deveriam ficar muito para trás.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s