Mortos na Faixa de Gaza já superam mil

Da Folha de S.Paulo

O número de mortos em 19 dias de ofensiva israelense contra o grupo fundamentalista Hamas na faixa de Gaza passou ontem de mil, enquanto persistem as dificuldades para estabelecer um cessar-fogo. Hoje um emissário do governo israelense chega ao Cairo para discutir uma proposta egípcia que recebeu um dúbio aval do grupo extremista palestino.
Um grande número de tropas israelenses continua posicionado na fronteira com Gaza, conforme pôde comprovar a reportagem da Folha, à espera de uma ordem para ampliar a ofensiva caso a diplomacia fracasse. Embora esse compasso de espera detenha, por ora, uma ação terrestre mais profunda, os ataques continuam intensos em torno dos principais centros urbanos de Gaza.
Fontes médicas palestinas informaram ontem que o total de mortos chegou a 1.024, sendo 40% civis. Um terço dos civis mortos, de acordo com as mesmas fontes, é de crianças. O Exército israelense contabiliza 930 mortos, mas afirma que 75% deles são militantes do Hamas. Treze israelenses foram mortos desde o início da operação, entre eles três civis atingidos por foguetes.
O presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger, esteve ontem dos dois lados do conflito e pediu a ambos que respeitem a distinção entre civis e militares. Kellenberger descreveu a situação em Gaza como “chocante”, após visitar um hospital no território palestino.
“A situação humanitária é dramática. Há um número crescente de mulheres e crianças feridos”, disse Kellenberger, que definiu como “um passo positivo, mas insuficiente” a trégua humanitária de três horas que Israel mantém diariamente. Após deixar Gaza, Kellenberger visitou a cidade israelense de Sderot, maior alvo de foguetes palestinos.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Mortos na Faixa de Gaza já superam mil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s