654 mil vagas viram pó em dezembro

De O Estado de S.Paulo

O mercado de trabalho formal teve em dezembro o pior desempenho da história, segundo anunciou ontem o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. As demissões superaram as contratações em 654.946 vagas. “Em termos absolutos e relativos, é o pior dezembro da história”, admitiu. A série atual inicia-se em maio de 1999, mas dados anteriores, desde 1992, não registram dado pior.

“Já esperávamos o resultado, mas claro que nos desagradou.” Com o resultado de dezembro, o número de empregos com carteira assinada criados no ano passado acabou ficando em 1,45 milhão, 10,2% a menos do que em 2007. Até setembro, o governo ainda contava com a possibilidade de criação de 2 milhões de vagas em 2008.

Lupi levou os dados logo pela manhã ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou a elaboração de medidas para estimular a indústria de transformação, a mais afetada pela crise.

Segundo o ministro, o presidente está “muito preocupado”. “Nada nos assusta mais do que o desemprego.” Lula voltou ontem a discutir o problema das demissões ao receber os presidentes das centrais sindicais.

A indústria de transformação perdeu 273.240 vagas, 41,7% do total de dezembro. Houve perdas fortes também na agricultura e nos serviços. Até o comércio, que nos últimos anos sempre tinha aumento de vagas em dezembro, perdeu 15 mil postos no mês passado.

“O grande foco é a indústria de transformação, e estamos trabalhando para definir políticas públicas para a área”, disse Lupi, sem detalhar as medidas. Serão pelo menos duas, e terão como foco a geração de empregos. Lupi informou que os setores de calçados, borracha e moveleiro têm sido atingidos pela concorrência com importados. Mas não respondeu se o governo estudaria alguma forma de restringir a entrada desses produtos no mercado brasileiro.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
654 mil vagas viram pó em dezembro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s