Questão palestina impõe escolhas difíceis

Da Folha de S.Paulo

Com o domínio do Hamas em Gaza aparentemente incontestado, e sua popularidade crescendo na Cisjordânia, o governo Obama terá que fazer uma escolha: apoiar um governo palestino de união, como querem o Egito e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ou continuar a isolar o Hamas e a concentrar-se em reforçar a Cisjordânia como alternativa política ao islã radical.
A questão é urgente devido ao esforço internacional para reconstruir Gaza e ao mesmo tempo tentar evitar que o Hamas fique com o crédito pela reconstrução, como fez o Hizbollah no sul do Líbano após a guerra de 2006. Mas a escolha é mais fundamental que isso. Ela vai ao cerne do que o presidente Barack Obama poderá realizar num processo de paz israelo-palestino quando o lado palestino continua dividido.
Em telefonemas a líderes do Oriente Médio, na quarta, Obama não revelou para qual lado pende. [No pronunciamento de ontem à tarde, ele pareceu mais inclinado a prosseguir no isolamento do Hamas, como quer Israel, embora tenha pedido que o país aliado abra as fronteiras de Gaza à ajuda humanitária e ao comércio].
Mas especialistas no Oriente Médio estão ansiosos para ouvir se o governo Obama vai tentar criar um governo palestino unificado e digno de crédito que possa negociar e implementar um relacionamento de Estado para Estado com Israel, a essência da chamada solução de dois Estados que vem dominando as negociações de paz.
“Este é um momento de escolhas difíceis, em que nenhuma das abordagem dominantes apresenta vantagens evidentes”, disse Gidi Grinstein, do Instituto Reut, em Tel Aviv. “Obama está sendo pressionado a optar por um governo palestino de união nacional e um acordo abrangente. Mas seria um erro empurrar a solução de dois Estados a um momento da verdade quando, do lado palestino, estão ocorrendo tanto uma guerra civil quanto uma crise constitucional profunda.”

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Questão palestina impõe escolhas difíceis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s