A doce festa de Renam e do DEM

Do Correio Braziliense

O Senado amanhece hoje numa doce ressaca para o grupo de Renan Calheiros (PMDB-AL), o DEM e os servidores da Casa — e amarga para petistas e tucanos. Entre mortos e feridos, Renan está de volta ao poder. Novo líder da bancada do PMDB, o senador alagoano foi o principal articulador da campanha de Sarney e retorna ao cenário político nacional depois de renunciar à Presidência do Senado em dezembro de 2007, em meio a processos por quebra de decoro parlamentar.

Ontem, depois da votação que elegeu Sarney, Renan não escondia a euforia. Mas evitou o confronto com os inimigos. O peemedebista minimizou as críticas recebidas de alguns senadores durante a semana que antecedeu a eleição do novo comandante da Casa. “Eu compreendo as razões. Mas preciso demonstrar equilíbrio. É hora de recolher os feridos”, disse.

O DEM também está em festa. O partido, que tem 14 senadores, foi fundamental para garantir a vitória folgada de Sarney sobre Tião Viana (PT-AC). Na sessão de ontem, o líder da legenda no Senado, José Agripino (RN), foi o único senador a subir na tribuna para defender a candidatura de Sarney. Agora, o partido cobra a fatura. A legenda já ocupa a primeira-secretaria, que comanda a estrutura administrativa da Casa. Indicou para o cargo o senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Mas o DEM quer mais, e procura uma forma de compensar Efraim Morais (DEM-PB), que deixou ontem a primeira-secretaria. O senador sai do cargo de maneira melancólica, depois de ser envolvido em relatórios da Polícia Federal sobre corrupção nos milionários contratos terceirizados do Senado.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
A doce festa de Renam e do DEM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s