2010 acelera disputa por cargos no Senado

Da Folha de S.Paulo

As eleições de 2010, quando 54 dos 81 senadores precisarão enfrentar as urnas para tentar um novo mandato, aumentam o interesse por cargos na estrutura interna do Senado. A disputa só deve acabar na quarta, com a escolha dos presidentes das 11 comissões temáticas.
Com os sete postos da Mesa Diretora, os líderes das comissões formam a elite do Senado, com direito a cargos e benesses extras. Mas não é só isso. Com poder para convocar ministros e aprovar projetos que não precisam passar pelo plenário, as comissões são estratégicas no processo legislativo e podem ser usadas como palanques.
Pré-candidata ao governo de Santa Catarina, Ideli Salvatti (PT-SC) tenta se garantir na presidência da Comissão de Infraestrutura, mas Valdir Raupp (PMDB-RO) também cobiça o posto. Ele tentou convencer Ideli a ficar com a Comissão de Educação. “No meu Estado, eu sempre tive a “cara de Educação”. Ser conhecida por atuar na área de infraestrutura fará toda a diferença na minha campanha”, disse Ideli, ex-professora.
Na Mesa, o PT indicou Serys Slhessarenko (MT), que enfrentará disputa acirrada ao tentar se reeleger em 2010.
Como Ideli, Raupp, que disputará a reeleição, admitiu que os holofotes da comissão podem ajudar no processo eleitoral. “Se você fizer um bom trabalho, sem dúvida que dá resultado [eleitoral].” Este ano, a Infraestrutura irá acompanhar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Também há conflito pela CRE (Comissão de Relações Exteriores). O PSDB já anunciou que quer comandá-la, mas a vaga é reivindicada pelo PTB. O indicado petebista é o ex-presidente Fernando Collor (AL), que ameaça disputar no voto com Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que tentará a reeleição.
Presidentes de comissões ganham o direito de nomear três assessores extras, além dos que eles já têm nos gabinetes. Na Mesa, os secretários ganham o direito a até 92 cargos a mais.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
2010 acelera disputa por cargos no Senado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s