Irã se abre a diálogo “respeitoso” com EUA

 Da Folha de S.Paulo

Na sua resposta mais explícita aos acenos de Barack Obama, o presidente ultraconservador do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, abriu ontem as portas para a retomada do diálogo com os Estados Unidos: “Nossa nação está pronta para manter conversações baseadas no respeito mútuo e sob uma atmosfera equilibrada”.
A declaração foi feita diante de dezenas de milhares de pessoas, na celebração dos 30 anos da vitória da Revolução Islâmica, que em 1979 colocou os aiatolás no poder e derrubou a monarquia que era aliada de Washington. Os dois países cortaram relações desde então.
Um dia antes, Obama havia repetido em entrevista coletiva o que vem dizendo desde a campanha à Presidência americana -que procura oportunidades para retomar o diálogo com o regime iraniano.
No discurso que serviu como recado aos EUA, Ahmadinejad disse que, “se você quer lutar contra o terrorismo, venha e coopere com a nação iraniana, que é a maior vítima do terrorismo. Se você quer confrontar as armas nucleares, você precisa ficar ao lado do Irã”.
Diante da multidão, o presidente iraniano disse que o Irã é uma superpotência, usando como exemplo o lançamento do primeiro satélite produzido no país ao espaço, no último dia 3.
Um modelo do satélite e do foguete que o lançou estavam em exibição no meio da manifestação.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Irã se abre a diálogo “respeitoso” com EUA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s