Déficit comercial da zona do euro é maior em 10 anos

De O Estado de S.Paulo

O déficit comercial da zona do euro – que até o ano passado reunia 15 países da Europa – foi o maior desde o advento da moeda única, há dez anos. Segundo o Escritório de Estatísticas da Comunidade Europeia (Eurostat), o rombo na balança comercial chegou a 32,1 bilhões, revertendo o excedente de ? 15,88 bilhões de 2007. Enquanto a Alemanha ainda apresenta o cenário mais favorável, a França enfrentou o maior desequilíbrio, seguida pela Itália e pela Espanha.

As primeiras estimativas do Eurostat revelam ao mesmo tempo o impacto da alta do preço do petróleo no primeiro semestre de 2008 e a amplitude da recessão no segundo. Desde 1999, a zona do euro havia conhecido apenas dois anos de balança negativa, mas sem jamais ultrapassar os ? 30 bilhões de déficit. As estatísticas também são negativas para o conjunto de 27 países-membros da União Europeia, que apresentaram déficit de ? 241,3 bilhões – um aumento de 25,4%.

Dos cinco maiores mercados da Europa, quatro apresentaram déficits. O maior desequilíbrio foi verificado no Reino Unido (que não faz parte da zona do euro), onde as importações somaram, entre janeiro e novembro, ? 111,7 bilhões a mais que as exportações. Na França, o déficit no mesmo período foi de ? 64,2 bilhões. Itália e Espanha completaram o quadro das grandes economias com balança negativa.

A Alemanha, apesar da crise, voltou a apresentar superávit – ? 168,2 bilhões, ante ? 183,8 bilhões no ano anterior. O excedente da União Europeia com os Estados Unidos diminuiu, enquanto o déficit com a China, a Rússia e a Noruega aumentou. As perdas, no entanto, caíram com o Japão, a Coreia do Sul e o Brasil.

Embora ainda apresente excedente em relação aos europeus, o Brasil perdeu terreno: teve saldo positivo de 8,5 bilhões em relação à União Europeia, montante menor que em 2007, quando o superávit havia sido de ? 10,8 bilhões. Enquanto o Brasil importou 26% mais, as exportações não acompanharam o ritmo e cresceram 9%.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Déficit comercial da zona do euro é maior em 10 anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s