Obama envia mais 17 mil soldados ao Afeganistão

Da Folha de S.Paulo

O presidente Barack Obama anunciou ontem o envio de mais 17 mil soldados ao Afeganistão, elevando para 55 mil o total de tropas dos EUA no país da Ásia Central. Em comunicado, ele disse que a medida “não pré-determina” a revisão da estratégia de ocupação do território afegão, que seu governo vem levando a cabo.
O anúncio, assinalou “The New York Times”, representa a opção por um meio-termo frente ao pedido de urgência de até mais 30 mil soldados feito pelo Departamento de Defesa e pela cúpula militar americana no Afeganistão.
Ao mesmo tempo em que atende a reivindicação, Obama adia a decisão definitiva sobre o futuro da estratégia americana -que depende da definição de objetivos militares e políticos “realistas”, como frisa o secretário da Defesa, Robert Gates.
O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a Unama (missão da ONU para o Afeganistão) divulgou um relatório em que aponta aumento de 40% nas mortes de civis no país no ano passado, em relação a 2007. Foram 2.118 os mortos, o saldo mais elevado desde a invasão americana, em 2001. Em 2007, morreram 1.523.
Os números da ONU revelam a deterioração das condições de segurança a seis meses das eleições presidenciais afegãs. O anúncio de Obama vai ao encontro da sua intenção de fazer do país o foco principal do combate ao terrorismo -no comunicado, ele criticou indiretamente o governo de seu antecessor, George W. Bush, ao dizer que o Afeganistão “não recebeu a atenção nem os recursos” necessários.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Obama envia mais 17 mil soldados ao Afeganistão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s