Indústria já prevê PIB zero em 2009

De O Estado de S.Paulo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai apresentar em duas semanas uma revisão das previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mas já adianta que o índice ficará bem próximo de zero. “Deveremos revisar o crescimento do PIB para algo perto de zero”, disse o economista-chefe da CNI, Flávio Castelo Branco, destacando que a previsão anterior, divulgada em dezembro, era de alta de 1,8%, no pior cenário.

O pessimismo da CNI foi impulsionado pelos últimos dados da indústria. Segundo Castelo Branco, a CNI já trabalha com a hipótese de a atividade do setor industrial brasileiro não crescer ou, pior, até encolher neste ano. “É muito difícil que a indústria mostre crescimento da atividade em 2009.” Para ele, ainda “é possível” que a indústria tenha desempenho negativo em 2009.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a produção fabril de janeiro caiu 17,2%, ante o mesmo mês de 2008. Ontem, a própria CNI confirmou a tendência, ao divulgar que as vendas reais da indústria brasileira caíram 13,4% em janeiro ante o primeiro mês do ano passado, já computando os ajustes sazonais.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Indústria já prevê PIB zero em 2009

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s