Lula faz “críticas desmedidas” à imprensa, afirma entidade

Da Folha de S.Paulo

Em relatório divulgado ontem no Paraguai, a SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz “críticas desmedidas” aos meios de comunicação.
O Palácio do Planalto não comentou oficialmente o documento, no qual o comportamento de Lula em relação à imprensa é comparado ao do colega venezuelano Hugo Chávez.
“O presidente brasileiro sempre ataca a imprensa e lança críticas desmedidas quando o enfoque do noticiário ou de um comentário não lhe agrada”, diz o relatório sobre liberdade de expressão no Brasil.
A SIP, organização sem fins lucrativos que reúne empresários e editores de meios de comunicação da América, menciona a recente entrevista de Lula à revista “Piauí”, na qual “chegou a dizer que a leitura dos jornais lhe causa azia”.
Um dos casos mais polêmicos ocorreu em 2004, quando o jornalista Larry Rohter, correspondente do “New York Times”, publicou reportagem sugerindo que havia “preocupação nacional” com supostos excessos do presidente no consumo de bebida alcoólica.
Lula determinou o cancelamento do visto de Rohter, o que levaria à sua expulsão do país, mas, sob pressão, voltou atrás. Em fevereiro passado, durante encontro com prefeitos em Brasília, Lula reclamou da imprensa mais uma vez. “Fiquei triste como leitor porque estão abusando de minha inteligência. Tem gente que pensa que o povo é marionete. Disseram que é um ato para promover dona Dilma Rousseff. São pessoas pequenas”, disse.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Lula faz “críticas desmedidas” à imprensa, afirma entidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s