Procura por crédito cai com a crise

De O Estado de S.Paulo

Os efeitos da crise financeira mundial fizeram cair a procura por crédito entre pessoas físicas e jurídicas no País.

Um levantamento inédito divulgado ontem pela empresa de informações financeiras Serasa Experian revela que houve queda de 4,2% no número de consumidores que procuraram crédito em fevereiro deste ano, quando comparado com o de igual período de 2008. Em relação ao mês anterior, a queda chega a 10,4%, porém o número não é relevante do ponto de vista econômico porque fevereiro teve três dias úteis a menos do que janeiro.

Entre as empresas, a retração foi de 4,4% em relação a fevereiro do ano passado. Sem ajuste sazonal, a comparação com janeiro de 2009 mostra um recuo de 10,8%. Já no acumulado do primeiro bimestre, o número de pessoas jurídicas que procuraram crédito foi 6,7% inferior ao de igual período de 2007, enquanto entre os consumidores a queda foi de 3,2%.

“Os números são um alerta”, disse o presidente da Serasa Experian na América Latina, Francisco Valim. “O crédito responde por boa parte do crescimento econômico do País”, emendou o executivo.

O economista Luiz Rabi, gerente dos indicadores de mercado da Serasa, ressaltou que a retração foi significativa, sobretudo levando-se em conta que a População Economicamente Ativa (PEA) cresce algo como 2% ao ano no Brasil.

“Se a distribuição de renda não tivesse mudado e todo mundo continuasse no mesmo comportamento de busca de crédito, a tendência seria de um aumento nesse indicador de um ano para outro e não de queda”, observou Rabi. “Se a PEA cresce em torno de 2% e a demanda por crédito cai 4%, tem um intervalo aí de quase 6%.”

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Procura por crédito cai com a crise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s