Rússia reage à Otan e se reafirma

De O Estado de S.Paulo

O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou ontem que rearmará “em larga escala” as Forças Armadas do país e renovará o arsenal nuclear da Rússia a partir de 2011. De acordo com ele, a medida será adotada em resposta à expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para perto da fronteira russa e à ameaça do terrorismo internacional.

O anúncio feito por Medvedev é mais um dos sinais confusos que Moscou tem emitido desde a eleição de Barack Obama para presidente dos EUA. Apesar de já ter afirmado que o Kremlin está disposto a melhorar as relações com a Casa Branca, Moscou vem tentando impedir o aumento da influência americana na região.

“Uma análise da situação político-militar mostra que existe a possibilidade de um conflito sério em algumas regiões, alimentado pelas crises locais e pelas tentativas incessantes da Otan de desenvolver sua infraestrutura militar perto da fronteira de nosso país”, disse Medvedev. “A principal tarefa é aumentar a preparação para o combate de nossas forças, antes de mais nada, a de nossas forças estratégicas nucleares – elas devem ser capazes de cumprir todos os requisitos necessários para garantir a segurança da Rússia.”

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Rússia reage à Otan e se reafirma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s