EUA já dão sinais de recuperação, diz Obama

Da Folha de S.Paulo

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou ontem em entrevista coletiva que já vê sinais de recuperação na economia norte-americana. “Mas [a recuperação] demandará tempo e paciência. Demandará também olharmos além de nossos interesses de curto prazo. Para responsabilidades que temos com o futuro”, disse.
Em tentativa de se distanciar das questões de curto prazo, que disse estarem sendo “atacadas em três diferentes frentes”, Obama fez uma firme defesa de seu Orçamento para o próximo ano fiscal americano, que começa em outubro. O Orçamento prevê gastos de cerca de US$ 3,6 trilhões (equivalente a três PIBs do Brasil) e déficit recorde no pós-Segunda Guerra de mais de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA.
Em vez de se concentrar nos recentes pacotes de ajuda ao setor financeiro, Obama disse que seu governo pretende estabelecer “sólidas fundações” para o crescimento futuro dos EUA. Para isso, citou os gastos previstos em energia renovável, educação e saúde.
Os três “pilares” citados por Obama na tentativa de recuperar a maior economia do mundo foram: o novo Orçamento, o pacote anunciado há algumas semanas para recuperar o mercado imobiliário (epicentro da crise, cujos preços dos imóveis estão em queda livre há dois anos) e o programa para limpar os balanços dos bancos dos chamados ativos “tóxicos”.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
EUA já dão sinais de recuperação, diz Obama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s