Para o Brasil, o pior da crise já passou, afirma Mantega

De O Estado de S.Paulo

O pior da crise já passou para o Brasil, na avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que, ontem, disse que a perspectiva é de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3% a 4% para o último trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores.

“O fundo do poço já passou para o Brasil, mas não quer dizer que a crise tenha passado. A fase mais aguda ficou para trás”, enfatizou, durante audiência pública conjunta nas comissões de acompanhamento da crise e na de desenvolvimento econômico, da indústria e do comércio, todas da Câmara. “Vamos terminar 2009 com economia aquecida”, insistiu.

Apesar do discurso otimista, o ministro sinalizou que o governo continuará a dar incentivos para que os impactos da crise sobre o Brasil sejam leves. Entre as medidas, ele citou mais uma rodada de redução de tributos e medidas específicas para alguns setores. “A redução de impostos continuará, mas será de forma graduada, de acordo com nossas possibilidades”, explicou, acrescentando que o governo não tirará do foco a continuidade do equilíbrio da dívida do País em relação ao PIB.

Mantega evitou dar mais informações sobre as medidas, alegando que, quando o tema é abordado antes do anúncio oficial, há um movimento inverso, de estagnação do setor, à espera das novidades. Ele admitiu depois, porém, que o governo estuda uma “mudança na estrutura tributária” dos frigoríficos. O socorro aos frigoríficos será discutido hoje em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros da área econômica.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Para o Brasil, o pior da crise já passou, afirma Mantega

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s