Gabeira: “Arranhei minha imagem espontaneamente”

De O Estado de S.Paulo

Desde a manhã de ontem, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), líder de muitos movimentos pela ética na política, procurava se redimir pelo uso de passagem aérea de sua cota parlamentar em benefício de sua filha. Ele contou que tem recebido muitas críticas por meio de mensagem na internet e reconheceu o desgaste. “Eu arranhei minha imagem espontaneamente. Me arranhei propositalmente, porque era a única alternativa. A gente passa por um pelotão de fuzilamento, mas não é o primeiro nem o último”, afirmou. 
No plenário, à tarde, Gabeira procurou explicar por que tomou a iniciativa de fazer um levantamento das viagens autorizadas por ele para a família. Defensor das medidas restritivas anunciadas ontem, ele disse que não poderia apoiá-las sem antes assumir a própria responsabilidade. “Agora eu posso começar a minha luta, porque eu queria o respeito dos senhores. Se eu fizesse essa luta sem dizer antes que dei passagens, não seria respeitado, porque todos sabem que todos dão passagens. Foi o caminho que encontrei.”
O deputado disse aguardar o levantamento que seus assessores estão fazendo sobre o uso da sua cota de passagens para decidir sobre o ressarcimento à Casa. Ele sabe que uma de suas duas filhas, Tamy, viajou custeada pela Câmara, mas não tem certeza sobre a outra filha, Maya.
Gabeira fez questão de mostrar que estava ao lado do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), na decisão de limitar gastos. Comentou que, politicamente, Temer teria mais ganhos, apesar da esperada reação negativa dos colegas na Casa. “Temer não está mais em campanha para a presidência da Câmara. Se tiver impacto, ele poderá ser eleito governador de São Paulo.”

Assinante, leia mais aqui.

Gabeira: “Arranhei minha imagem espontaneamente”

Deixe uma Resposta

