“Imagem do Supremo é a melhor possível”, afirma Mendes

Da Folha de S.Paulo

Um dia depois de protagonizar a contenda com o colega Joaquim Barbosa, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, negou a existência de crise institucional e disse que a imagem da corte é a “melhor possível”. 
“Não há crise, não há arranhão. O tribunal tem trabalhado muito bem”, afirmou Mendes, em entrevista, ao sair de um encontro com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Ele completou ontem um ano na presidência do STF. Questionado por diversas vezes sobre o bate-boca, recusou-se a responder especificamente sobre o assunto. O dia de ontem foi dedicado ao esfriamento da confusão. A maior parte dos integrantes da corte se recusa a falar do caso. 
O presidente Lula também tentou minimizar o episódio ontem, mas deixou um recado aos magistrados: que não resolvam diferenças em público. “Creio que, quando nós temos determinadas funções, é importante que a gente diga tudo o que quiser nos autos do processo, e não fique dizendo pela imprensa. Mas esse é o pensamento de um leigo, não de um magistrado”, afirmou ao ser questionado sobre a discussão por jornalistas brasileiros durante entrevista na sede do governo argentino. 
Lula explicou o episódio à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, como uma “troca de acusações verbais e palavras duras”. E lançou uma crítica velada aos ministros ao afirmar que, “se esse tipo de briga, assistida por toda a sociedade brasileira, ajuda a sociedade e a democracia, tudo bem”. 
A Folha apurou que, na avaliação do Planalto, Mendes estaria “expondo demais o Supremo”, segundo a expressão de um ministro próximo a Lula. Por exposição excessiva, o Planalto entende a série de declarações de Mendes, que despertariam polêmicas públicas. Na opinião desse ministro, o Supremo deve falar pouco para que tenha peso quando houver uma manifestação do tribunal -sobretudo o presidente da corte. “Quando o Supremo falou, tá falado. É assim que funciona nos outros países”, disse o auxiliar direto de Lula.
Para o Planalto, seria ruim e o Supremo se enfraqueceria ao se transformar em personagem de polêmicas e que isso seria ruim para as instituições. 

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
“Imagem do Supremo é a melhor possível”, afirma Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s