Isreael contrói parques para selar controle de Jerusalém

Da Folha de S.Paulo

Israel está levando adiante, sem alarde, um plano de US$ 100 milhões para revitalizar e urbanizar alguns dos mais importantes sítios religiosos localizados ao lado da Cidade Velha de Jerusalém, como parte de um esforço para reforçar o status da cidade como capital do Estado judaico.
O plano, cuja concretização foi parcialmente confiada a um grupo privado que está comprando imóveis palestinos para virarem colônias judaicas em Jerusalém Oriental, até agora passou quase despercebido.
Mas alguns aspectos da iniciativa, como a destruição de áreas residenciais palestinas, geraram controvérsia.
No momento em que o papa Bento 16 se prepara para visitar sítios cristãos em Jerusalém a partir de hoje e em que a Casa Branca pressiona pela criação de um Estado palestino com parte de Jerusalém como sua capital, a atividade israelense na área conhecida como a bacia sagrada -terrenos situados dentro da Cidade Velha e adjacentes a ela- causará atritos.
A ONU aconselhou Israel a “não jogar lenha na fogueira”, mas o governo do premiê Binyamin Netanyahu diz que seguirá adiante.
Aterros sanitários e terrenos baldios estão sendo limpos e convertidos em jardins e parques verdejantes -alguns dos quais já abertos para visitantes.
As partes da cidade que estão sendo reurbanizadas foram capturadas na guerra de 1967, mas sua anexação por Israel nunca foi reconhecida internacionalmente.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Isreael contrói parques para selar controle de Jerusalém

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s