Israel pede a Bento XVI que contenha retórica do Irã

De O Estado de S.Paulo

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, pediu ontem ao papa Bento 16 que contenha a retórica incendiária do governo do Irã contra o Estado judaico.
“Pedi que, na sua condição de figura moral, faça sua voz soar alto e de maneira contínua contra as declarações do Irã sobre a intenção de destruir Israel”, afirmou Netanyahu após encontro reservado de 15 minutos com o papa, que hoje encerra seu giro pelo Oriente Médio.
“Não é possível que no início do século 21 haja um [governo] dizendo que vai destruir o Estado judeu”, insistiu o premiê, numa referência ao presidente Mahmoud Ahmadinejad.
O iraniano questiona o Holocausto e defende que Israel seja varrido do mapa, embora nunca tenha dito que tomaria a iniciativa de atacar o país.
Israel encara o programa nuclear iraniano como uma ameaça à sua existência e quer costurar uma frente diplomática para conter Teerã. Os iranianos dizem que enriquecem urânio para produzir energia elétrica, não bombas.
Netanyahu destacou que falta “uma voz enérgica condenando [o Irã]” e se disse satisfeito com a resposta do papa. Segundo o premiê, Bento 16 condena o antissemitismo e mostrou ter um “ouvido atento” às preocupações de Israel.
O Vaticano, que criticou reiteradas vezes os comentários de Ahmadinejad sobre Israel, absteve-se de detalhar o conteúdo da conversa entre o papa e Netanyahu. Um porta-voz da Santa Sé disse apenas que os dois líderes compartilharam ideias sobre como “avançar” rumo à paz no Oriente Médio.
O papa deixou claro em sua viagem de oito dias pela região que defende a criação de um Estado palestino, ideia apoiada pelos EUA mas rejeitada pelo linha-dura Netanyahu.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Israel pede a Bento XVI que contenha retórica do Irã

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s