Obama recebe críticas ferrenhas dos democratas

De O Estado de S.Paulo

A opção do presidente dos EUA, Barack Obama, de não liberar cerca de 40 fotos de presos sendo torturados por soldados americanos irritou vários democratas. Assim, com o Partido Republicano em frangalhos depois da desastrosa presidência de George W. Bush, o maior foco de oposição a Obama começa a surgir dentro de seu próprio partido.
A liberação das fotos havia sido conseguida na Justiça pela ACLU, um grupo de defesa dos direitos humanos, e deveria ocorrer no dia 28. Obama, que concordava com a divulgação das imagens, mudou de ideia na quarta-feira e orientou os advogados do governo a contestar a decisão judicial. 
Os principais blogs e sites de notícia democratas criticaram ontem duramente a decisão do presidente. Segundo o Talking Points Memo, “Obama capitulou ao bushismo”. Joan McCarter, editor do Daily Kos, descreveu a decisão como uma “reviravolta fútil e indesejada”.
Jane Hamsher, outra velha militante do partido, acusou Obama de cumplicidade com os “crimes do governo anterior” e de não cumprir a promessa de transparência feita na campanha. “Desde que assumiu, Obama tem demonstrado um firme desejo de manter em segredo os crimes de Bush”, disse Jane. 
Vários congressistas, principalmente a ala esquerda dos democratas, também estão insatisfeitos com Obama, que não estabeleceu data para se retirar do Afeganistão e não sabe o que fazer com os presos de Guantánamo. Muitos já estão duvidando que ele seja de fato um político progressista.
A irritação é um sinal de que a vida de Obama não será fácil no Congresso. Mesmo tendo maioria nas duas Casas, um motim em seu próprio quintal pode complicar o governo em votações importantes. O desconforto com a guerra no Afeganistão, por exemplo, é bem maior agora nas fileiras democratas

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Obama recebe críticas ferrenhas dos democratas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s