Reforços no Afeganistão devem ter efeitos no Paquistão

De O Estado de S.Paulo

A partir de julho, 21 mil soldados americanos desembarcarão no Afeganistão, especialmente nas áreas mais problemáticas do país, na fronteira com Paquistão. Há consenso de que, para aplicar a estratégia anti-guerrilha com o novo comandante do Exército americano em Cabul, general Stanley McChrystal, é necessário reforçar o contingente militar no país. Mas a grande interrogação é o efeito dessa “escalada de tropas” no vizinho Paquistão. 
A fronteira entre os dois países é terra de ninguém e, com a ofensiva americana, milhares de rebeldes Taleban devem se refugiar no Paquistão – onde o acesso de militares americanos é restrito a atividades para o treinamento das forças paquistanesas.
Esse fluxo de guerrilheiros tem o potencial de levar o caos a um país já muito instável. “Com seu arsenal nuclear, santuários de terroristas e aumento no número de insurgentes, o Paquistão tornou-se um dos maiores desafios de política externa que enfrentamos”, disse o senador democrata John Kerry em audiência no Congresso, na semana passada. 
A Casa Branca sabe que boa parte do conflito do Afeganistão será decidida mesmo é no Paquistão. E admite que o aumento do número de tropas pode gerar efeitos colaterais no Paquistão. 
“Sei que essa escalada de tropas no Afeganistão pode ser contraproducente no Paquistão”, afirmou na semana passada o enviado da Casa Branca para Afeganistão e Paquistão, Richard Holbrooke. “Mas nós precisamos de mais soldados simplesmente porque não temos tropas suficientes para cumprir nossa missão.” 

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Reforços no Afeganistão devem ter efeitos no Paquistão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s