Mantega admite chance de recessão no 1º tri

Da Folha de S.Paulo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a economia do país pode ter encolhido no primeiro trimestre deste ano. Se confirmado, o fato caracteriza a chamada recessão técnica -quando uma economia permanece em contração por dois trimestres seguidos.
No quarto trimestre, a economia encolheu 1,3% em relação a igual período de 2007. Em relação ao terceiro trimestre de 2008, a contração foi de 3,6%.
O resultado oficial do IBGE para o PIB sai em três semanas. “Não tenho os dados, mas no primeiro trimestre podem ter sido negativos”, diz Mantega.
Na quinta-feira passada, Mantega havia admitido que a economia brasileira pode ter crescimento zero em 2009.
O ministro chegou a citar dados que atribuiu a bancos internacionais em que, segundo ele, o PIB encolheria 0,5% nos três primeiros meses do ano, mas depois reforçou que não saberia o tamanho da contração.
Segundo o ministro, o país já está com crescimento positivo. “Estamos acelerando. Vamos acelerar e chegar a 3% ou 4% até o fim do ano”. Para 2010, Mantega diz que espera crescimento de 4% a 5%.
Mantega esteve no Rio para participar do 21º Fórum Nacional, no BNDES. Organizado anualmente pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, o encontro discutirá, até quinta, formas de o país atingir a liderança mundial em áreas como energia e biotecnologia depois da crise.
Mantega disse que o fato de bancos americanos não estarem mais quebrando é um bom sinal de que o pior já passou. “Não quero dizer que a crise acabou, mas estamos em um momento melhor.”
Segundo o ministro, um dos sintomas de que a economia brasileira vem reagindo são os dados de empregos formais, divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho

 Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Mantega admite chance de recessão no 1º tri

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s