Petrobras é caixa-preta até para governo

Da Folha de S.Paulo

Apesar de ser contra a CPI da Petrobras, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva faz nos bastidores a mesma crítica que a oposição dispara em público: a estatal é uma caixa-preta e segura informações consideradas confidenciais e estratégicas.
A diferença é que, para a oposição, a caixa-preta da Petrobras é muito maior que para o governo. Enquanto no Planalto as queixas se voltam contra o acesso a dados sobre pesquisas e alguns negócios, na oposição a reclamação é bem mais ampla, por não conseguir saber nem para quem é destinada a verba de patrocínio cultural.
Mesmo nomeando o presidente da estatal e seus diretores, a cúpula do Planalto se queixa de não ter livre acesso a determinados dados da empresa. Auxiliares de Lula costumam classificar técnicos da estatal de arrogantes, corporativos e de pensarem apenas na empresa, não no país.
Esse foi um dos motivos que levaram o governo a decidir não entregar para a Petrobras a exploração de toda a reserva do pré-sal, como defende a estatal. Oficialmente, contudo, a ordem é evitar críticas à empresa e tentar evitar a CPI no Senado.
Os tucanos têm insistido que a Petrobras precisa ser investigada porque tem sido utilizada politicamente no governo Lula, que dividiu suas diretorias com os partidos aliados. Além do PT, que comanda a presidência e três diretorias, PP, PTB e PMDB também apadrinharam a indicação de diretores.
A Petrobras é muito criticada pela oposição e pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por não responder a boa parte dos requerimentos encaminhados à empresa, o que só fez crescer sua fama de caixa-preta.
O TCU reclama da liberdade que a empresa tem de fazer suas compras sem passar pelo processo de licitação. O tribunal já tentou brecar projetos da empresa, mas ela tem recorrido ao Supremo Tribunal Federal, que até hoje em caráter liminar tem lhe dado ganho de causa.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Petrobras é caixa-preta até para governo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s