PIB dos ricos tem menor recuo em 49 anos

Da Folha de S.Paulo

A economia dos países mais ricos do mundo teve queda recorde no primeiro trimestre deste ano, indicando que a crise global continuou a ganhar força neste início de ano.
O PIB dos integrantes da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que reúne 30 das maiores economias globais) encolheu 2,1% de janeiro a março em relação aos três meses anteriores, a maior queda desde 1960, quando a entidade começou o levantamento.
A contração foi ainda maior que a sofrida nos últimos três meses do ano passado, de 2%, quando a crise global se agravou após a quebra do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers, no dia 15 de setembro.
Para ter uma ideia da piora da situação neste começo de ano, apenas 3 (Coreia do Sul, França e Portugal) dos 17 países que já divulgaram o resultado do PIB do primeiro trimestre tiveram resultados melhores entre janeiro e março que no último trimestre de 2008. E só os asiáticos registraram crescimento: 0,1%.
Levando em conta apenas os países do G7 (grupo que reúne as sete maiores economias e que, portanto, tem mais peso no resultado da OCDE), a contração foi ainda maior: 2,2%. As maiores quedas foram de Japão e Alemanha, que são altamente dependentes do setor exportador, que sofreu com a falta de crédito e o freio nos gastos dos consumidores do mundo todo, preocupados com o aumento do desemprego.
Mudança de cenário
Os dados mais recentes do segundo trimestre mostram, porém, que, se a recuperação ainda parece estar longe, há indícios de que o pior parece ter chegado ao fim. A confiança do setor empresarial alemão, por exemplo, subiu em maio pelo segundo mês consecutivo, depois de atingir em março o seu menor nível em 26 anos.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
PIB dos ricos tem menor recuo em 49 anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s